terça-feira, 6 de julho de 2010

Lugar de lixo é no LIXO

Nessa época de seca é muito comum olharmos para o lado e vermos o canteiro da esquina queimado, uma área de parque pegando fogo, ou mesmo uma fumacinha saindo da grama seca. Sei que nem sempre é por esta razão, mas sempre me lembro das bitucas de cigarro que são jogadas no chão. A absurda falta de consciência da maioria dos fumantes (da maioria mesmo, porque são pouquíssimos os que jogam cigarro no lixo) contrasta com a cultura inocente (ou seria inconsequente?) de jogar bituca de cigarro no chão.
Não é só sujeira ou desconforto. As inocentes bitucas de cigarro causam muitos problemas ao meio ambiente, como as queimadas e sua ingestão acidental por animais. Mas não é só isso não, as bitucas levam cerca de 2 anos para se decomporem, e trazem consigo todos os seus componentes químicos!

wpeB.jpg (25040 bytes)


O ambiente marinho não fica de fora do impacto causado pelas bitucas, não. Estas verdadeiras armas de destruição em massa acabam sendo alimento de muitos animais, principalmente aves, que acabam por confundí-las com peixinhos. E morrem, claro.
Em uma campanha ecológica organizada pela SOS Praia Brasil, foram coletados quase 4 mil bitucas nas praias do Guarujá, no Circuito Petrobrás de Surfe Feminino.



As consequências diretas da presença de lixo marinho são a perda da qualidade estética, gastos exorbitantes com limpezas públicas, diminuição do turismo, danos a embarcações e barcos de pesca, diminuição dos estoques pesqueiros, ingestão e emaranhamento pela biota marinha, entre outros.
As principais fontes de lixo no ambiente marinho são: freqüentadores das praias, a eliminação inadequada do lixo no solo, o transbordamento de águas pluviais, os barcos e navios de todo tipo, as instalações industriais, as plataformas de petróleo e gás na faixa litorânea e as regiões portuárias e terminais de produtos químicos e combustíveis.

Aí vai uma lista do tempo de decomposição de resíduos nos oceanos:

Papel Toalha: 2 a 4 semanas;
Caixa de Papelão: 2 meses;
Palito de Fósforo: 6 meses;
Restos de Frutas: 1 ano;
Jornal: 6 meses;
Fralda Descartável: 450 anos;
Fralda Descartável Biodegradável; 1 ano;
Lata de Aço: 10 anos;
Lata de Alumínio: não se corrói;
Bituca de Cigarro: 2 anos;
Copo Plástico: 50 anos;
Garrafa Plástica: 400 anos;
Camisinha: 300 anos;
Pedaço de Madeira Pintada: 13 anos;
Bóia de Isopor: 80 anos;
Linha de Nylon: 650 anos;
Vidro: tempo indeterminado;
Lixo radioativo: 250 anos ou mais

É isso aí, bituca ou não, lugar de lixo é no lixo!!!!

Fonte:
http://www.silcon.com.br/categoria/danos-ambientais/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.saude.sc.gov.br/cidadao/de_olho_na_saude/outros/fumo/Cigarr1.jpg&imgrefurl=http://www.saude.sc.gov.br/cidadao/de_olho_na_saude/outros/fumo/cigarro.htm&usg=__R5EUCOBEZdcm_gSYlBeCSw2JsFc=&h=344&w=553&sz=25&hl=pt-BR&start=4&um=1&itbs=1&tbnid=IIS_aZEkU3tcsM:&tbnh=83&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3Dcigarro%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DG%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26tbs%3Disch:1

5 comentários:

  1. Muito Bom.

    Temos que cada vez mais nos conscientizar que mesmo lixos pequenos são ainda lixo, e podem ser prejudiciais ao ambiente.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. interessante! até mesmo resto de frutas e produtos biodegradáveis que parecem "inocentes" podem fazer um estrago no mar no período de 1 a 2 anos...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom.
    Vamos fazer em Biomar um projeto sobre lixo. Já fizemos isso antes e ficou muito bom.
    Aguardo mais postagens (semanal lembram).
    MJ

    ResponderExcluir
  4. Acho que frutas não entram tanto por servirem de alimento para o ambiente,a não ser que sejam em quantidades absurdas a ponto de causar uma eutrofização do ambiente.

    ResponderExcluir
  5. Sugestão para os fumantes: Minha mãe (que é fumante) anda com uma garrafinha com um pouquinho de água dentro do carro. As pontas de cigarro vão pra lá. Fica meio nojento, mas é melhor do que jogar pela janela...

    ResponderExcluir