sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cruzeiros e o Impacto Ambiental

Os cruzeiros têm feito muito sucesso entre os turistas e isso, consequentemente, movimenta a economia das cidades que recebem esses visitantes. Isso é ótimo para o desenvolvimento do turismo, mas gera certa preocupação ambiental. Essas embarcações gigantes são responsáveis pela produção de toneladas de lixo e esgoto e pela emissão de uma quantidade enorme de gases de efeito estufa.

Durante a temporada 2009/2010 a quantidade de passageiros que viajaram em cruzeiros foi 66% superior à temporada anterior. A estimativa é de que 900 mil passageiros tenham viajado em cruzeiros brasileiros entre os meses de outubro e maio.


A poluição gerada em uma viagem em alto mar custa caro para o meio ambiente. De acordo com o Telegraph of London, um navio cruzeiro emite três vezes mais dióxido de carbono que um avião a jato. A rede de cruzeiros Charter Wave divulgou, em 2008, que em média, 712 kg de CO2 são jogados na atmosfera por quilômetro. Os navios emitem dióxido de carbono, dióxido sulfúrico (5% das emissões mundiais) e óxidos de nitrogênio ( 14 % das emissões).


Segundo o acordo da organização Marítima Internacional, todo o lixo orgânico que é produzido durante as viagens é lançado no mar. Porém algumas restrições envolvem esse descarte. Ele deve ser feito a uma distância de 22 quilômetros da costa. O esgoto também pode ser despejado no mar, desde que passe por um tratamento.

A ONG EcoBrasil divulgou uma estimativa de que semanalmente são gerados 950 mil litros de esgoto humano em um navio de grande porte e 114 mil litros de água de sentina (óleos e produtos químicos). Além disso, a água proveniente de pias e chuveiros, conhecida como água suja, nos cruzeiros é o equivalente a duas piscinas olímpicas, equivalente a e 5.500m3 litros de água





No Brasil, as duas principais empresas donas de embarcações, a MSC Cruzeiros e a Royal Caribbean, sabem dos impactos ambientais causados pelos navios. Por isso, são implantadas, anualmente, novas tecnologias para minimizar esses danos.


Uma das saídas escolhidas pela MSC Cruzeiros foi adotar o certificado ISO 14001, de gestão ambiental, para todas as suas embarcações. O diretor comercial da empresa, Adrian Ursilli, garante que parte dos resíduos produzidos nas viagens retorna aos portos e são encaminhados para a reciclagem.


As empresas que não respeitam as normas internacionais e convenções recebem multas que chegam a milhões de euros. Ainda assim, são necessárias mais leis e fiscalização efetiva, para que os impactos sejam cada vez menores.

Achei algo interessante mostrar um impacto bem amplo aplicado a uma prática um tanto quanto prazerosa. Que mesmo quando estamos gastando nosso dinheiro e relaxando, estamos contribuindo para a poluição.

2 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisso...

    Até perdi um pouco a vontade de viajar em Cruzeiro!

    Abraço,
    Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Eu mesmo fiz um cruzeiro a pouco atrás é impressionante a magnitude que as coisas alcançam lá dentro. É até difícil conceber o quanto pode ser prejudicial.

    ResponderExcluir