terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ruídos no Oceano

Você nunca brincou de colocar uma concha no ouvido e ficar curtindo o barulho do mar, as ondas, a calmaria? Hoje seria bem mais realista colocar seu iPod no ouvido – e no volume máximo. Isso, sim, se aproxima do som que o oceano produz para boa parte das criaturas que vivem dentro dele. Um navio de carga emite, pelo estouro das bolhas que seus propulsores criam na água, ruídos de 150 a 195 decibéis. É mais do que uma britadeira (120 decibéis) ou um iPod no talo (114 decibéis). Imagine então o barulho produzido por 100 mil cargueiros que cruzam os mares durante o ano inteiro!

Qual o problema disso? É que os animais marinhos usam a audição para quase tudo – para encontrar o lugar de procriação, o parceiro sexual, a comida. E com a bagunça que o homem vem causando no ambiente marinho, a identificação destes sons pelos animais tornou-se mais complicada. Cientistas concluíram que a baleia-azul está ficando surda – escuta a distâncias até 90% menores do que antes. Já a orca está precisando gritar – produzir cantos mais longos para se fazer ouvir. Outras baleias aparecem mortas nas praias após testes militares com sonares caça-submarinos – seus 235 decibéis causam hemorragia nos ouvidos e nos olhos dos animais.

Estamos tão preocupados com coisas grandes, que tomam os telejornais, como a poluição e a exploração excessiva dos recursos marinhos, que nos esquecemos que a invasão do homem no ambiente traz uma série de prejuízos para as outras espécies, em diversos aspectos. Ou você acha que alguém está preocupado com a poluição sonora que está prejudicando as baleias e outros animais marinhos?


Bibliografia: http://super.abril.com.br/ecologia/fim-oceanos-447919.shtml

3 comentários:

  1. Nunca pensei que eles usassem a audição,até pq toda a estrutura de orela interna deles é bem pouco desenvolvida quando comparada com a nossa.

    ResponderExcluir
  2. Caramba gente... essa foi realmente nova pra mim!!! Não sabia que o problema era tão grave, e que esses sons dos cargueiros eram tão altos... cara, como incomodamos esse planeta!!! Quando vamos acordar?

    Abraço,
    Gabriel

    ResponderExcluir
  3. Baleias ecolocalizam, como morcegos. Percebem sons de frequencias altíssimas e o ambiente em volta dessa forma. A sensibilidade às ondas sonoras é muito alta...

    ResponderExcluir