quinta-feira, 10 de junho de 2010

Derramamento de Óleo no Golfo do México

O vazamento de petróleo no Golfo do México começou no dia 20 de abril, depois que uma explosão destruiu a plataforma Deepwater Horizon, operada pela British Pretoleum (BP), causando a morte de 11 trabalhadores. As estimativas são de que a quantidade de petróleo vazado no mar desde abril varie entre 80 milhões e 180 milhões de litros. Após atingir a Louisiana e ilhas no Mississippi e no Alabama, a mancha de óleo alcançou algumas das praias mais famosas da Flórida.




Mancha de petróleo capturada por satélite da NASA no final de abril


Autoridades norte-americanas disseram neste sábado (5) que os esforços para estancar o vazamento parecem estar funcionando, 47 dias após o início da crise. A BP colocou tampas de contenção no local do vazamento e, até agora, conseguiu coletar cerca de 6 mil barris de petróleo. O diretor de operações da BP, Dough Suttler, anunciou o fracasso das tentativas iniciais para cessar o vazamento, jogando cimento e lama no local de onde escapava o óleo. Segundo os executivos da BP, o procedimento tinha cerca de 60 a 70% de chance de sucesso.

Mesmo assim, a taxa de coleta ainda recolhe apenas um terço do vazamento diário no poço, que foi avaliado em 19.000 barris por dia pelo governo norte-americano. A capacidade do dispositivo de contenção da BP é de 15.000 barris por dia. A BP não espera conseguir estancar totalmente o vazamento até agosto, quando dois outros poços devem ser finalizados.

O número de animais mortos ou contaminados está crescendo. Carol Browner, a principal conselheira de energia da Casa Branca, informou neste domingo no programa "Meet the Press" da NBC que esse derramamento de óleo é provavelmente o maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos. Porém, esse não é o pior acidente de petróleo da história. Entre eles, estão os 136 bilhões de litros de petróleo derramados pelas forças do Iraque, quando deixaram o Kuwait em 1991; o Ixtoc I, que explodiu na baía de Campeche, no México, em 1979; além do acidente com o petroleiro Exxon Valdez em 1989, que contaminou 2.000 km do litoral do Alaska.

Mas, afinal, qual é a real gravidade desse derramamento de óleo? É claro que, entre os prejuízos, estão quilômetros de águas afetadas e praias em risco, afetando o turismo, a pesca prejudicada por várias temporadas, inúmeras espécies de seres vivos atingidas e uma indústria economicamente arrasada por anos. Entretanto, essa é uma questão que vai depender de variáveis, que incluem o clima, correntes oceânicas, as propriedades do petróleo e o sucesso ou fracasso dos esforços para estancar o fluxo.


Pássaros sobrevoam a área poluída pelo óleo no Golfo do México (Foto: Reuters)

As consequências do vazamento não atingem apenas os organismos marinhos: cerca de 70 pessoas estão em tratamento devido a náuseas, dores de cabeça, inflamações nos olhos e problemas respiratórios e oito pacientes tiveram que ser internados, sem contar com os 11 funcionários da BP mortos. Além disso, por se tratar de uma das maiores catástrofes com petróleo já existentes, o óleo não está apenas na superfície. Em águas profundas formaram-se nuvens com minúsculas gotas de petróleo e embora a concentração de óleo ali seja relativamente baixo, ninguém pode prever a reação dos organismos que vivem em águas profundas.

Aos nossos olhos são visíveis o desespero de aves e outros animais em tentar se livrar do óleo pesado. Mas é claro que não conseguem. Chocante.

consequencias do vazamento 01

consequencias do vazamento 04

consequencias do vazamento 05



Fontes:
http://mashable.com/2010/04/30/gulf-of-mexico-oil-spill/

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/06/bp-coleta-um-terco-do-petroleo-que-vaza-no-golfo-do-mexico.html

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/05/30/eua-dizem-que-vazamento-de-oleo-no-golfo-do-mexico-pode-continuar-ate-agosto-916734237.asp

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/qual-gravidade-vazamento-petroleo-golfo-mexico-555755.shtml



8 comentários:

  1. Caros
    Ficou muito bom o blog. Falta os demais membros seguirem o blog.
    Beijos
    MJ

    ResponderExcluir
  2. Notícias interessantes e atualizadas.
    Muito bom.

    Abs,

    Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Impressionante as fotos. E os fatos, correlacionando o derrame com os fatos da guerra do golfo, são volumes absurdos de petróleo. Agora é esperar para que a região tenha o vazamento estancado o quanto antes para que se evite o prejuízo a região.
    Estima-se em quantos anos um período mínimo para recuperação da fauna?

    ResponderExcluir
  4. Aproveitando o assunto, vocês viram essa notícia? Nela um funcionário acusa a BP de ter neglicenciado uma falha num equipamento de segurança da plataforma três dias antes da explosão, em vez de interromper o funcionamento da plataforma e consertar o equipamento os responsáveis teriam decidido desligá-lo.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/06/100621_bpfalhabop_ba.shtml

    Nada surpreendente as declarações dos funcionários da plataforma que indicam que o ocorrido tenha sido menos um acidente que uma consequência da busca de lucros a qualquer custo.

    ResponderExcluir
  5. Oi povo
    Não dá para precisar exatamente em quanto tempo a fauna se recupera, pois um desastre deste tamanho não só afeta animais de topo de cadeira (aves e peixes) como afeta principalmente as algas microscópicas (fitoplancton) que são a base da cadeia alimentar. Se a base é afetada toda cadeia é afetada também, causando problemas de alimentação, reprodução e outros.
    Beijos
    MJ

    ResponderExcluir
  6. A busca de lucro a qualquer custo é o que move a humanidade, né? É minoria quem realmente se importa com o meio ambiente ou a degradação ambiental. E entre os que se importam, a principal justificativa é que O HOMEM poderá ser prejudicado de alguma forma em algum momento. O ser humano simplesmente precisa estar SEMPRE como a prioridade no. 1...

    ResponderExcluir
  7. que horrível!!!!!!!!!!! meus olhos se encheram de lágrimas... muito terrível, coitados dos bichinhos...A interferência do homem na mãe natureza...

    ResponderExcluir
  8. aliás, ótimo blog!! parabéns ficou realmente bom!!

    ResponderExcluir